Bibi Aisha ajudou Jodi Beiber a vencer o World Press Photo

time_wpp_2011

Os Talibãs chegaram durante a noite e pediram a Bibi Aisha, de 18 anos, que se prestasse à justiça. Uma estranha justiça essa, ordenada por um tribunal abjecto que julgou Bibi por ter saído de casa do marido e regressado à da família, após ter sido sujeita a mãos tratos e a violência.

Estamos na província de Oruzgan, Afeganistão.

Um comandante talibã proferiu a sentença. O cunhado agarrou-a e o marido cortou-lhe as orelhas e o nariz. Assim, desfigurada e humilhada, Bibi foi abandonada. Acabaou resgatada por militares dos EUA e por funcionários de agências humanitárias. Esteve num refúgio de mulheres em Cabul durante algum tempo, antes de seguir para os Estados Unidos, onde recebeu acompanhamento médico e psicológico, uma cirurgia para reconstrução facial. É a este país que agora chama ‘casa’.

Ainda em Cabul, foi fotografada pela repórter fotográfica sul-africana Jodi Beiber. O retrato foi capa da Time em 1 de Agosto de 2010 e hoje tornou-se no vencedor do World Press Photo.

Beiber não é inexperiente nestas andanças. Já venceu oito prémios do World Press Photo. Para o presidente do júri, David Burnett, “esta pode tornar-se numa das fotografias – e só deveremos ter umas dez – que quando alguém nos dizer ‘sabes, aquela foto da rapariga’, saberemos exactamente de qual nos estão a falar”.

Quando lhe disseram que tinha vencido o prémio, Jodi nem queria acreditar. Mais tarde, num segundo comentário para o WPP, contou que admitiu alguma insegurança e dúvida ao fotografar Bibi, por causa das tradições locais. Bibi foi apenas uma das mulheres que retratou naquele abrigo.

Anúncios
Bibi Aisha ajudou Jodi Beiber a vencer o World Press Photo

2 pensamentos sobre “Bibi Aisha ajudou Jodi Beiber a vencer o World Press Photo

  1. Cris Mendes diz:

    Fiquei chocada ao ver essa foto. Não é possivel que um ser humano seja tão cruel a tal ponto! Imagino a dor que essa mulher deve ter sentido, a tristeza ao se olhar no espelho e ver que sua face está marcada pro resto da vida! Mas, ao mesmo tempo admiro a coragem que essa mulher teve de mostrar o seu rosto ao mundo inteiro e pelo o que estou vendo conseguiu dar a volta por cima… Mulher guerreira essa!

  2. S.C.E. diz:

    TUDO ABAIXO DO CÉU TEM UM PROPÓSITO TUDO É PELA PERMISSÃO DE DEUS,ISSO É FOI PARA MOSTRA QUE TUDO QUE PEREÇA TER ACABADO TEM UM NOVO COMEÇO…

Os comentários estão fechados.