O Turista ou como o ditado das unhas e das guitarras tem aqui mais uma confirmação

Florian Henckel von Donnersmarck é um homem de sorte. Não há muitos realizadores a poderem orgulhar-se de, à segunda longa metragem, contar com duas estrelas do firmamento superior, como Angelina Jolie e Johnny Depp, no elenco. Florian contou.

Nestas circunstâncias a primeira pergunta que se faz é como é que ele conseguiu. Vamos passar esta e dirigirmo-nos à segunda questão: como é que resultou? Seria de esperar que dois protagonistas de luxo, auxiliados por secundários de grande respeito, como Paul Bettany ou Rufus Sewell, fossem suficientes para fazer um bom filme. O passado já nos tinha dito que não é assim e O Turista vem confirmar isso.

tourist_3001

Este é mais um excelente exemplo que ajuda a confirmar o velho ditado sobre as unhas e as guitarras. Digamos que Florian não as teve. O Turista é daqueles filmes que, à partida, sabe não chegar a obra prima. Percebemos que o filme coloca-se no seu lugar, quer entreter, fazer o espectador passar umas duas horas agradáveis e se deixar um pinta de saudade, óptimo. Mas mesmo isso implica um grau de comprometimento maior do que esta fita nos oferece.

O argumento, do próprio realizador e de Chritopher McQuarrie e Julian Fellowes, é um dos principais erros de casting do filme. Uma história de aventura e espionagem com muito de previsível e pouco de surpreendente. Vai o filme a meio e já percebemos tudo.

Vá lá, nem tudo é mau. Há Jolie, Depp e Veneza como cenário central do filme. Só isso chega, certo? Errado. Há Jolie, Depp e Veneza. Veneza cumpre a sua função mas de Jolie e de Depp não se pode dizer o mesmo. Eles estão lá, parecem querer dar o seu melhor mas ficam muito aquém dele. Entre os dois a coisa não funcionou. Não houve chama e muito pouco encanto.

Assim se fez um filme que anda no limiar do aceitável e do entretenimento. Florian perdeu uma oportunidade de fazer história e nós perdemos um filme no qual depositávamos algumas expectativas.

Anúncios
O Turista ou como o ditado das unhas e das guitarras tem aqui mais uma confirmação