Os alegres idiotas

Por diversas razões sempre tive a ideia de que o sistema de ensino dos EUA é uma miséria. Era uma ideia baseada apenas numa componente empírica e sem bases científicas. Acho que não me enganei.

Um estudo divulgado ontem revela que a maioria dos jovens norte-americanos que está quase a entrar na universidade é detendor de uma cultura geral abaixo de cão. O estudo Mindset List, uma pesquisa feita anualmente na Universidade de Beloit , no Wiscosin, indica que os alunos que responderam pensam que a Checoslováquia nunca existiu. Pelo que sabem, Beethoven não passa de um cão e Michelangelo é "um vírus de computador". Também podiam ter dito que era uma das Tartarugas Ninja mas isso já deverá ser muito erudito.

Para os jovens inquiridos, a Jugoslávia nunca existiu e João Paulo II foi o único Papa que existiu. Mesmo Clint Eastwood é apontado como um "famoso cineasta de Hollywood". Ter sido o homem que deu o corpo à personagem de "Dirty Harry" é desconhecido.

Mesmo no sacro-santo desporto, glorificado na pátria de Lincoln, a coisa é catastrófica. O tenista John McEnroe é um modelo de publicidade. Enfim, uns ignorantes. Mas pelos vistos contentes da vida.

Ah, não tenhamos ilusões, os jovens estudantes nacionais estão a caminho do mesmo desastre.

Anúncios
Os alegres idiotas