A Lente chegou à rede

Fortemente afectado pela crise financeira e económica, um dos mais importantes e influentes jornais de todo o mundo luta pela sobrevivência. Ainda não há muito tempo, alguns especialista norte-americanos em questões relacionadas com a comunicação social, diziam que o New York Times poderia fechar as portas em Maio. Não vai fechar. Mas nunca se saberá se essa profecia não se iria realizar se não tivesse chegado um empréstimo salvador. O milionário mexicano Carlos Slim, já accionista do jornal, injectou 250 milhões de dólares, o dinheiro necessário para manter o grupo em funcionamento.

O New York Times foi uma das primeiras e mais significativas vítimas da nova era informativa. Demorou a reagir, como muitas vezes acontece em estruturas pesadas e tradicionalistas. A “velha e cinzenta senhora” fez jus ao epíteto e tardou em mexer as pernas, os braços e, sobretudo, a cabeça. Se todos os jornais, sobretudo os mais antigos, tiveram dificuldades em perceber que algo estava a mudar, o NYT fez pior. Tentou remar contra a maré, pensando que, com o tempo, tudo voltaria a ser como já foi.

O tempo perdido neste processo foi fatal. Quando perceberam que nada havia a fazer, os administradores do NYT tentaram reagir. No entanto, demonstraram que entre o entender e o compreender há uma certa diferença. A reacção foi a pior possível. O jornal bloqueou diversas áreas do site da internet a utilizadores pagantes. Uma medida que não teve resposta junto dos leitores regulares do jornal em papel e afastou os novos consumidores de informação, que não estavam, e ainda não estão, habituados a pagar por aquilo que consomem na Internet. A estratégia não resultou e houve que voltar a acertar o passo.

Aos poucos, as empresas jornalísticas do grupo começaram a aproveitar as ideias de alguns jornalistas adeptos da inovação, num lento acordar para a realidade. Nasceram novas secções, novos projectos.

Um deles surgiu nos últimos dias. O NYT lançou no seu site uma nova faceta que representa mais um passo nesse processo. O jornal acaba de lançar Lens (Lentes). É um blogue de fotojornalismo que se propõe apresentar algum dos jornalismo mais interessante do ponto de vista visual e de multimédia. Apesar de ainda estar ‘verde’ é já um regalo para os olhos de toda a gente e, sobretudo, daqueles que gostam de fotojornalismo.

Anúncios
A Lente chegou à rede