Os Legos da tortura

lego_tortura_americana_0505

A administração Obama divulgou há alguns dias uma “versão expurgada” dos memorandos secretos que descrevem os métodos da CIA na “sua luta antiterrorista”, como foram descritos os actos de tortura a prisioneiros de Guantanamo e não só.

Um conjunto de quatro memorandos secretos, agora não tão secretos, detalham de forma minuciosa as técnicas de interrogatório associadas à tortura utilizadas durante a gestão de George W. Bush. Os agentes que "fizeram o seu dever fundamentando-se com boa fé nos conselhos legais do Departamento de Justiça não serão perseguidos", lê-se nos documentos.

Vem isto a propósito do trabalho de Legofesto, que se apresenta como um “political junkie, news-hound and artist”, com uma obsessão pelos famosos Legos e outros brinquedos de construção. Com as pequenas peças da invenção dinamarquesa, Legofesto concebeu uma série de cenas relacionadas com as torturas praticadas pelos soldados e agentes da CIA dos EUA. As fotos estão disponíveis na sua galeria no Flickr e valem a pena ser vistas. É um exemplo de como se pode fazer intervenção política e social com brinquedos.

Mais em Aventar.

Anúncios
Os Legos da tortura