“Verão Azul” tem nova vida

"Verão Azul" foi uma série especial. É o mínimo que se pode dizer de um programa televisivo que nem sequer teve uma longa duração no tempo (uma temporada de 19 episódios) e que marcou toda uma geração. Quem anda hoje pelos 30 e muitos, ou mais anos, e não recorda com saudades os dias em que todos iam para casa ver as aventuras de Chanquete, Julia, Bea, Piraña e companhia?

verao_azul_2003

Tendo por cenário Nerja, no sul de Espanha, “Verão Azul” entusiasmava. Para quem estava no dealbar da adolescência, num tempo em que telefones móveis, internet, chats, messengers e redes sociais eram uma miragem, “Verão Azul” era o Verão que gostariamos de viver. Identificava-mo-nos com as histórias, as pequenas e passageiras paixonetas estivais, com o sol e o calor que parecia sair da televisão.

O “Verão Azul” eramos nós. Não éramos personagens da tv, não vivíamos em Espanha, muito menos falávamos espanhol, mas pedalávamos lado a lado com aqueles nossos amigos no genérico de abertura e no decorrer dos episódios, vivíamos todas as histórias como se fossem parte da nossa vida. E eram.

“Verão Azul” fez história e marcou uma época. Já tive a tentação de ver a série de novo, recordar como foi, fazer um regresso pontual a um tempo que parece muito distante. Ainda não me decidi a dar esse passo. Nem sei se o farei. Um novo visionamento pode ser uma frustração, pode quebrar o encanto. Prefiro a recordação daquele Verão como ele era, azul.

Agora, “Verão Azul” voltará a ser gravada. Não será um remake mas sim uma nova versão. O início da rodagem da nova temporada está marcado para esta Primavera e deve prolongar-se até Outubro, na praia de Nerja. A rodagem está orçada em 700 mil euros, dos quais 150 mil serão financiados pelo município de Alicante e Málaga e pela associação de empresários locais de Nerja (onde foi rodada a primeira série).

O original, de 1981, foi interpretado por Antonio Ferrandis, Maria Garralón, Pilar Torres, Cristina Torres, Juanjo Artero, Miguel Ángel Valero e José Luis Fernández.

Provavelmente, da nova série nem vou querer saber mais nada. Não vá a magia perder-se.

Anúncios
“Verão Azul” tem nova vida

2 pensamentos sobre ““Verão Azul” tem nova vida

  1. sandra cristina diz:

    por favor,digam-me o que é feito dos actores de verão azul.como estão,o que têm feito…tudo.esta série foi muito importante na minha vida,fez-me rir e sorrir.nunca me vou esquecer.por favor aguardo a vossa resposta.

Os comentários estão fechados.