MacGyver tem uma costela portuguesa

Série mítica da segunda metade dos anos 80, tendo sido transmitida entre 1985 e 1992, MacGyver era um dos mais famosos programas televisivos. Numa altura em que não havia canais privados em Portugal e a TV nacional se limitava aos dois canais públicos, a série protagonizada por Richard Dean Anderson era vista por milhões de pessoas, sendo comentada no dia seguinte.

macgyver_1703

Recordo-me de ver a série ao domingo, final da tarde, e comenta-la na segunda-feira, na escola, com os colegas de turma. Costumávamos gozar com as engenhocas inventadas pelo herói para resolver os problemas de cada episódio. Mas no domingo seguinte, fielmente, lá estavávamos em frente ao televisor.

MacGyver era homem para enfrentar, e desenvencilhar-se, de situações perigosas utilizando recursos e ferramentas improváveis. Na maior parte das vezes improvisava, o que se devia, por certo, a uma forte costela portuguesa. Ele, como nós, fazia uso do que houvesse à mão naquele momento para encontrar as repostas aos problemas. Mesmo em situações delicadas, em que tudo parecia perdido, encontrava forma de salvar o dia. Podia chamar-se Manuel ou António. Como era americano chamou-se MacGyver.

A forma como resolvia os problemas emocionou o actual Presidente da República. Na altura primeiro-ministro, Cavaco Silva elogiou a série e a personagem, pela sua tenacidade e coragem de enfrentar as dificuldades com imaginação e habilidade.

Agora, MacGyver, deve chegar ao grande ecrã. Pode ser que traga a resposta para a crise.

Recordemos, pois, o genérico da série, para matar saudades.

Anúncios
MacGyver tem uma costela portuguesa

Um pensamento sobre “MacGyver tem uma costela portuguesa

  1. SONIA MARIA diz:

    Não foi só em portugal que Macgyver , aqui no Brasil tem muito jovem que se chama Macgyver.

    abçs

Os comentários estão fechados.