E o fiasco do ano é…

Antes de sabermos qual é o fiasco do ano, é melhor conhecer os os nomeados do “Fiasco Awards”, uma iniciativa que tem o objectivo de distinguir, pela negativa, os projectos tecnológicos que se revelaram um fracasso em 2008.

fiasco award

O mundo virtual Second Life é um dos nomeados, e com grandes possibilidades de arrecadar o troféu. Outro mundo virtual, Lively, lançado pelo Google, também surge como forte candidato. O sistema operativo Windows Vista é outro candidato relevante, tal como o projecto One Laptop per Child. Mas há mais.

Vou ficar a torcer para que o vencedor será o Second Life. Além de ser um projecto totalmente irrelevante, com pouco valor acrescentado do ponto de vista tecnológico, de ter feito muito boa gente perder uma data de horas, teve o mérito de fazer algumas pessoas e bastantes empresas e universidades gastarem dinheiro a comprar ‘ilhas’ e terrenos virtuais. Como já é difícil encontrar terra real para comprar, até porque já não se faz mais, houve quem optasse por ‘investir’ em lugares que apenas existem no âmbito nos ecrãs de computadores.

Na altura achei a ideia uma parvoíce pegada. Hoje continuo a achar. Apesar do sucesso estrondoso na fase de lançamento e desenvolvimento do projecto, hoje o Second Life parece estar mais para lá do que para cá.

A entrega dos prémios vai ter lugar a 26 de Fevereiro em Barcelona.

Até lá podem votar no ‘vosso’ fiasco preferido.

Anúncios
E o fiasco do ano é…